sábado, 28 de janeiro de 2012

A avestruz dos ovos de ouro


Pode uma avestruz, daquelas de bico assanhado, ser um bicho amigo? Claro que pode. Esta avestruz pôs um ovo do tamanho de uma sala com máquinas para aliviar os putos que sofrem de problemas de peito. Assim, daqueles atreitos a pneumonias, catarro e bronquiolite – com barulho de gatos à mistura a arranhar a pleura.


A avestruz, a quem eu chamo de galinha por ser mais simples, juntou 600 mil euros e esta semana foi ao Fernando Fonseca distribuí-los por 22 projectos de igual número de hospitais. O bicho, está bom de ver para quem se familiarizou com estas questões da responsabilidade social, dá pelo nome de Leopoldina, tem pronúncia do Norte e é produto de criação daquele empresário que faz os deputados levantarem-se às sete da manhã, para o ouvir às oito.


O Fernando Fonseca habituou-se a apresentar projectos que merecem a atenção da galinha…, perdão, da avestruz!


O ano passado conseguiu obter uma ret cam que lhe vai permitir fazer o rastreio da retinopatia da prematuridade – uma cabra de uma doença que leva os bebés prematuros à cegueira.  Sendo o hospital e uma das suas médicas quem consegue operar miúdos que pesam pouco mais de um quilo, o que acontecia era que, por rastreio tardio, muitos reguilas já chegavam a nós praticamente cegos. E cegavam depois – fazendo parte dos que comungam a doença do Steve Wonder (também ele vítima de retinopatia).


Agora é suposto que os que resolveram nascer antes de tempo no Sul e Ilhas não tenham mais “razão” para deixar que os olhos se tapem com uma lamela estranha, tipo estore, que lhes nasce na base do olho e só pára de crescer quando fez a asneira tamanha de os deixar sem ver para o resto da vida.


Desta vez, tratados os males do olhos, os médicos de Pediatria resolveram tomar conta dos pulmões dos mais pequeninos. Já se sabe que os miúdos, por ali, nascem cada vez mais antes de tempo. Se as incubadoras são 30, estão lotadas. Se são 40, lotadas estão. (Se eles soubessem os males da troika não se apressavam a nascer antes de tempo. Mas como não sabem é vê-los, a partir das 33 semanas, a esfrangalharem os quadris às mães e a porem-se cá fora). Ora, por nascerem antes de tempo, os pulmões são menos capazes de aguentar o ataque sorrateiro dos bichos que se passeiam pelas enfermarias do Fernando Fonseca.


É isso que a Pediatria do Fernando Fonseca quer prevenir e tratar. Agarrar nos mais pequenos a quem os pulmões querem tramar e dar-lhes uma força tamanha que não haverá gripe, pneumonia ou bronquiolite que se lhes agarre e os afaste da vida. E, aí, bem podem eles esfrangalhar os quadris das mães que uma vez cá fora há-de estar uma bateria de vacinas, ar saturado e puro – já com a troika a milhas – e as mãos dos anjos da guarda que apresentam projectos de tamanha validade que até convencem avestruzes.

Sem comentários: